CNPJ 04.891.320/0001-30 - Endereço Postal: Rua Miguel Arco e Flecha, 41 – V. Euclides – São Bernardo do Campo – SP – CEP 09725-500
Fone: (11) 4330 1878 e (11) 4123 5613 - e-mail: geaasbc@ig.com.br - portal: http://geaasbc.vila.bol.com.br
ADOTANDO - PERIÓDICO SOBRE ADOÇÃO DO GEAA-SBC – nº 08/11 – Ano 12
O ADOTANDO, periódico do GEAA-SBC, circula virtualmente em grande escala e é destinado às pessoas cadastradas para adoção em São Bernardo do Campo e às pessoas, profissionais ou não, interessadas no tema Adoção. Além de fornecer informações sobre as atividades e projetos do GEAA-SBC e de outros eventos sobre adoção, o periódico ADOTANDO mantém uma coluna com artigos sobre a adoção ou com informações jurídicas a respeito dos processos de adoção, destituição do poder familiar, guarda e outros. O periódico também pode incluir histórias relacionadas a adoções. As pessoas interessadas em recebê-lo, via e-mail, podem solicitar seu recebimento pelo endereço eletrônico geaasbc@ig.com.br. O periódico também está disponibilizado no portal do GEAA: http://geaasbc.vila.bol.com.br
13 ANOS DE GEAA-SBC
Abril é o mês de aniversário do GEAA-SBC, grupo fundado em 1999 por um grupo de profissionais da área da infância e da juventude e de pais adotivos interessados em estimular as adoções legais e aquelas consideradas necessárias, ou seja, as de crianças maiores, as de grupo de irmãos, as de crianças não brancas e as com necessidades especiais ou problemas de saúde. Neste dia 10 de abril de 2012, o GEAA-SBC completará 13 anos de trabalho, todos eles dedicados aos objetivos iniciais do grupo, bem como a outros que foram se mostrando necessários, conforme a legislação e a cultura de adoção foram se modificando.
Nestes treze anos, o GEAA-SBC manteve em circulação este Informativo Adotando com notícias, informes e artigos sobre adoção, bem como manteve o trabalho de incentivo às adoções necessárias e de orientação psicossocial e jurídica, através de suas reuniões sistemáticas, denominadas “Diálogos Sobre a Adoção” e que atualmente fazem parte do preparo obrigatório para pretendentes à adoção. Nos últimos anos, o GEAA-SBC também tem mantido o grupo psicoterapêutico de pós-guarda e pós-adoção e neste 13º aniversário do GEAA-SBC, o grupo tem a honra de anunciar o início do primeiro grupo de filhos adotivos, que ocorre paralelo ao grupo de pais adotivos, uma parceria do GEAA-SBC com o GEPPI – Grupo de Estudos e Práticas Psicológicas em Instituições (ver folder página 2).
A comemorar, como resultado de todo este trabalho, temos a ampliação do perfil de crianças escolhidas para adoção pelos pretendentes à adoção, hoje majoritariamente crianças brancas e pardas na faixa de zero aos cinco anos de idade e não mais bebês brancos de zero a um ano. Temos, além das adoções tardias, vários casos bem sucedidos de adoções inter-raciais e de crianças com necessidades especiais, além de grupos de irmãos. A lamentar, temos a constatação de que os grandes agrupamentos de irmãos, as crianças maiores de seis anos, as crianças negras e as crianças com algum tipo de necessidade especial ou problema de saúde, de modo geral ainda continuam sendo preteridos para uma adoção e, por isso, nos motivam a persistir e ampliar nossa força de trabalho e de conscientização. A lamentar, mais do que tudo, temos os poucos, mas inesquecíveis casos de devolução de crianças durante o período de estágio de convivência (guarda provisória), casos que nos impelem a manter o trabalho incessante de conscientização junto aos profissionais da área e aos pretendentes à adoção, bem como a reivindicar psicoterapia de qualidade para as crianças que passaram por tais devoluções e para todas aquelas que sofreram abandono ou maus tratos.
Apesar das dificuldades, inclusive econômicas, para manter o grupo atuante, nós da diretoria do GEAA-SBC ficamos felizes por mais um aniversário e convidamos a todos os nossos leitores a continuar prestigiando nossos projetos, bem como os brindamos com um poema reflexão – DUPLA DOR - sobre o drama da devolução de crianças (página 2).
Boa leitura e boa reflexão a todos. Diretoria do GEAA-SBC - Abril de 2012
NESTE MÊS DE ABRIL, EXCEPCIONALMENTE,
NÃO REALIZAREMOS O
“DIÁLOGOS SOBRE A ADOÇÃO”
PRÓXIMO “DIÁLOGOS SOBRE A ADOÇÃO”
DIA 12/05/12, na Associação dos Funcionários Públicos de SBC, à Rua 28 de Outubro, 61 – Centro – SBC - das 9h30min, às 11h30min.
DUPLA DOR
Dor maior que a de uma rejeição, não há.
É como ver a lança ágil a levitar
Em direção ao ventre, preste a o dilacerar.
Dor maior que a de um abandono, é incrível.
É como sentir o disparar de um míssil
Contra um pequeno coração, mais que sensível.
Dor maior que a de um confinamento, é triste herança.
Pior, ser preso por crime de outrem, inda criança,
Ficar detido em “Casa-Lar”, sem julgamento ou fiança.
Dor maior que a de não conseguir ser amado, entendo.
Querer se fazer querido, se defendendo,
Querer se sentir aceito, desafiando.
Dor maior que a de não saber amar, lamento.
Idealizar o filho como objeto perfeito.
Querer do infante bem finalizado projeto.
Dor maior que a de uma nova rejeição é dupla dor.
É acreditar que não se é capaz de receber amor
E confirmar que ao ser humano falta o calor.
Marta Wiering Yamaoka, 23/01/2012
CURSO DE PREPARO PSICOSSOCIAL E JURÍDICO E DE INCENTIVO ÀS ADOÇÕES NECESSÁRIAS, OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS INTERESSADOS EM UMA ADOÇÃO, DE ACORDO COM A LEI.
O Curso de Preparo Psicossocial e Jurídico e de Incentivo às Adoções Necessárias foi instituído pela Lei 12.010/09, conhecida popularmente como “Lei da Adoção”. A Lei 12.010/09 também passou a exigir que os pretendentes à adoção conheçam a realidade das crianças disponíveis para uma adoção. A Vara da Infância e da Juventude de SBC realiza um curso, obrigatório pela Lei atual, em TRÊS ETAPAS, com total de oito horas de duração e parceria com o GEAA-SBC e com a Entidade de Acolhimento Institucional “Lar Escola Pequeno Leão”, sendo que a PRIMEIRA ETAPA DO CURSO é realizada mediante participação no “Diálogos Sobre a Adoção” do GEAA-SBC e a ÚLTIMA ETAPA, mediante uma visita monitorada às crianças e adolescentes institucionalizados no “Lar Escola Pequeno Leão”. A ETAPA INTERMEDIÁRIA do curso é realizada no próprio Fórum de SBC, sob coordenação do Dr. Luiz Carlos Ditommaso, Juiz da Vara da Infância e Juventude.
As pessoas residentes em São Bernardo do Campo e interessadas em se cadastrar para uma adoção devem procurar a sala nove (09) do Fórum de São Bernardo do Campo (Rua 23 de Maio, 107 – V.Tereza – em frente ao Carrefour Vergueiro – Fone: 4330 1011 – Ramal 641), onde receberão as primeiras orientações verbais e escritas sobre o Curso e sobre todo o procedimento de cadastro, no horário das 12h30min às 18h30min horas, junto às assistentes sociais e psicólogas da Vara da Infância e da Juventude. Somente após receberem as primeiras orientações no Fórum, as pessoas interessadas devem comparecer a uma das reuniões do GEAA-SBC (Diálogos Sobre a Adoção), iniciando assim o Curso de Preparo Psicossocial e Jurídico.
De acordo com a nova Lei, somente pessoas cadastradas podem realizar uma adoção (com raras e definidas exceções). Prepare-se e cadastre-se para realizar uma adoção legal e consciente.
NOSSO SITE MUDOU!
AGORA PARA CONSULTAR OS
Números Anteriores ou o Atual do “ADOTANDO” - Informativo Sobre a Adoção do GEAA-SBC - DIGITE: www.geaasbc.com.br - clique em Informativo e leia artigos, poemas e informações relacionados à adoção. Visite-nos!
AGENDA DA ADOÇÃO
I ENCONTRO REGIONAL DOS GRUPOS DE APOIO À ADOÇÃO DA BAIXADA SANTISTA – DIA 02/06/2012 – DAS 10:00 ÀS 17:00 HORAS – BLOCO CULTURAL DOUTOR JOSÉ EDGARD DA SILVA – PÇA. DOS EMANCIPADORES – S/ Nº - CENTRO - CUBATÃO
MATÉRIA SOBRE ADOÇÃO - CLIQUE
http://www.dcomercio.com.br/index.php/3-setores/sub-3-setor/84011-os-caminhos-da-adocao